Pequenos detalhes no monitoramento de TI

Por Cristiano Fermo

Acompanhando a rotina de um ServiceDesk que oferece serviços gerenciados em TI para pequenas e médias empresa, constatei vários pequenos detalhes que passam despercebidos no nosso dia a dia.

Já sabemos a importância de termos um efetivo acompanhamento da infraestrutura tecnológica em empresas, por menor que elas sejam. Pequenos descuidos podem causar um enorme prejuízo financeiro e na imagem do negócio.

Em apenas uma semana posso destacar pequenos monitoramentos que só os MSPs podem oferecer. O primeiro deles é uma simples análise no log para verificar BadBlocks que estão sendo detectados pelo sistema operacional. Estas verificações 24×7 nos auxiliam na prevenção de perda de dados em estações de trabalho onde o usuário insiste em manter dados no HD local e não fazer backup. Além disso estes setores defeituosos costumam causar um dano ainda maior que é a falta de produtividade e irritabilidade do usuário com um equipamento que trava, lento e com falhas inexplicáveis, repentinas e intermitentes. Em todos os casos em que detectamos alertas com BadBlocks o usuário relatava, após nosso contato, sempre a mesma frase: Bem que notei que estava travando muito e lentidão repentina.

Descobrimos também que dados importantes estavam guardados neste local sem a devida proteção, mesmo tendo a disponibilidade uma unidade no servidor para guardar tais arquivos. Lógico que todos os usuários nos agradeceram enormemente pela proatividade e baixa indisponibilidade do equipamento. Todos foram clonados para HDs em bom estado e o equipamento voltou a operar com melhor desempenho em poucos minutos.

Outro alerta simples e que causa um enorme impacto é a análise para saber se o Sistema Operacional foi corretamente encerrado ou não. Sempre que desligamos um computador de forma abrupta, seja por falta de energia ou por travamento do Sistema, um log é gerado e este é detectado automaticamente gerando um alerta/ticket no dia seguinte.

Neste caso devemos procurar entender a causa do desligamento e iniciarmos uma campanha de educação, caso o desligamento tenha sido intencional, ou uma análise de alguma outra falha que impeça o Sistema Operacional de se desligar corretamente. As falhas que prevenimos com o correto desligamento são muitas: Corromper o sistema operacional, perda de dados, falhas no HD, não aplicação de patches de segurança entre outros.

Lógico que o usuário sabendo que está sendo monitorado, terá maior zelo pelo equipamento que usa e isso também é economia para o empresário. Não preciso falar que todos contatados devido estes alertas ficaram bastante surpresos e elogiaram bastante a ação.

Estas são apenas duas, de centenas verificações, que fazem toda diferença no dia a dia do suporte técnico eficiente, que mostra valor e é alinhado ao negócio. O cliente não paga um serviço apenas para consertar quando quebrar e sim prevenir na medida do possível, diminuir paradas e aumentar a produtividade.

Mais informações de como o monitoramento pode ajudar a cuidar da TI de pequenos e médios negócios, consulte-nos!

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