segurança de dados

Nos últimos anos no cenário mundial houve de forma exponencial o aumento dos crimes virtuais. Sendo estes crimes praticados por diversos meios no ambiente virtual. Por este motivo, é relevante ressaltar a importância da segurança de dados tanto empresariais, quanto pessoais.

De modo que, atualmente os dados são considerados como moedas de troca e valem muito, por este motivo, ataques para sequestro de dados tem ocorrido com frequência e as pessoas e empresas devem se preocupar com isso, pois os ataques alcançam êxito devido à falta de informação adequada para que sejam mitigados ou neutralizados estes ataques.

As políticas de segurança da informação atualmente, tem sido a grande aliada dos gestores de segurança da informação e muitos que ainda não se preocupam, ainda tem tido grandes transtornos e sofrido ataques por não colocarem em seus planos de gestão a segurança da informação como estratégia da empresa.
Os Cyber Criminosos a cada dia melhoram seus códigos, tornando mais fortes e cada vez mais sofisticados e mecanismos de segurança precisam melhor e garantir sua eficiência e eficácia, no que tange a proteção da sua rede e de seus equipamentos.

Um grande aliado dos Gestores de TI e das empresas é a educação digital, que deve ser implementada por treinamentos e informações de forma clara e objetiva para todos os departamentos da empresa.

O ponto fraco é sempre o usuário, daí a importância de mantê-lo informado, pois a garantia dos mecanismo de segurança como firewall, proxy, IDS, IPS, filtros de Spam e outros, dependem do comportamento digital do usuário, um grande exemplo são os ataques realizados por informações falsas que chegam por e-mails e os usuários por falta de informação acabam clicando em um link e sem saber acabam instalando um software malicioso que pode afetar o comportamento de seu equipamento, ou até mesmo infectar outros computadores na rede.

Para que sejam mitigados ou neutralizados a maioria das ameaças, programas de conscientização digital, segurança e compliance, devem ser adotados na empresa. Atualmente o orçamento esbarra muitas vezes na implantação de novas mudanças, mas as empresas precisam entender que mudanças de cultura devem ser implantadas e somente com informações através de treinamentos para seus funcionários e simulações em ambientes controlados, serão parte da grande mudança em relação proteção de seus dados.

Não podemos esquecer a importância da Política de Segurança, juntamente com o Plano de Ação de Respostas a Incidentes, que devem traças tarefas de identificação de falhas de forma rápida, avaliação de impacto e forma de resolução dos problemas. Uma análise de impacto nos negócios é de suma importância para o cálculo de perdas impactos que a empresa pode sofrer, afinal, os impactados podem trazer muitos transtornos e negativismo para empresa, a necessidade de utilizar a Tecnologia da Informação como estratégia da empresa e não somente como departamento operacional, é imprescindível nos dias de hoje, onde a tecnologia é onipresente.

Precisa de ajuda?