No mercado hoje, existem diversos tipos e modelos de impressora e multifuncional para empresa. Você saberia escolher a certa para sua empresa?

A tarefa de adquirir o equipamento certo acaba se tornando um desafio, onde normalmente se busca relatos e experiências de outros usuários para tomar a decisão final de compra. Entretanto, esse procedimento pode ser um erro, visto que há diversos modelos de impressoras para diversas necessidades.

Após ler esse FAQ, você terá um novo olhar sobre impressora e saberá escolher aquela certa para o seu empreendimento.

 

Volume de impressão

Conhecer o volume de impressão, é a métrica essencial para escolher a impressora com o melhor custo e benefício. Procure equipamento que possuam um ciclo mensal de impressões maior do que o volume de impressão mensal da sua empresa, assim garante que o produto dificilmente apresentará problemas por desgaste excessivo.

 

Resolução

Se no seu negócio a impressão de grandes imagens não é muito constante, sendo impresso logos e outro detalhes de pouca importância, uma multifuncional com 600 DPI de resolução já é o suficiente. Todavia, se há necessidade de impressão de imagens é constante, você precisará de impressoras com 1200 DPI.

 

Formato de papel

O formato mais comum para escritório são papel A3 e A4, confira se a impressora suporta os formatos que os funcionários irão precisar. Além disso, verifique se a impressora é compatível com papéis especiais, caso seja preciso, como por exemplo papel couchê, fotográfico, entre outros.

 

Preto e branco ou colorido

Decidir se há necessidade de realizar impressões coloridas é um ponto muito importante, visto que as impressoras coloridas são mais custosas.

Multifuncionais

Na grande maioria das vezes, um escritório não tem como “fugir” das impressoras multifuncionais, pois possuem necessidades diárias de realizar cópias e digitalizações.

Para estes tipos de operações a multifuncional é essencial para manter o fluxo de trabalho sem interrupções e transtornos.

Em uma multifuntional para escritórios você encontra:

  • Copiadora
  • Scanner
  • Fax

Conexões

Saber se a impressora será conectada via Wi-Fi é de grande importância na decisão de compra para saber se a infraestrutura da sua empresa está pronta para receber os equipamentos.

Dica: Pesquise o valor de adaptadores Wi-Fi (somente dos fabricantes), pois o custo pode ser menor do que comprar equipamentos com Wi-Fi nativo.

Aluguel de impressoras/multifuncionais para escritórios

Uma opção para diminuir custos rapidamente é optar em alugar a impressora. A vantagem de optar por esse serviço é que nós da CLS, temos especialistas na área e saberemos sugerir a impressora capaz de suprir suas necessidades com menor custo possível.

Além disso, somos autorizada Ouro Brother e toda a manutenção do equipamento é por nossa conta. 

Impressoras para micro-escritórios e home office

Para pequenos escritórios ou home office, onde o volume de impressão é baixo e não é preciso uma qualidade excepcional, o mais recomendado é uma impressora jato de tinta visto que são mais baratas em relação às laser, e seu cartuchos de tinta também são mais baratos.

Impressoras para escritórios pequenos, médios e grandes

De um modo geral, a impressora laser é recomendada para qualquer tipo de escritório, seja de contabilidade, arquitetura e engenharia, advocacia e demais.

O motivo é que a qualidade e velocidade de impressão da tecnologia laser é muito superior a jato de tinta.

Além disso:

O toner (tipo de tinta usada na impressora laser) dura muito mais tempo do que um cartucho de tinta de uma impressora jato de tinta, e a qualidade e velocidade também são superiores.

Isso quer dizer que não será preciso ficar trocando cartuchos a todo momento ou correr riscos com a de falta de suprimentos em pleno horário de trabalho.